Projeto de Apucarana é finalista do “Prêmio Jabuti”
O mais tradicional e longevo prêmio da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti, que chega este ano à sua sexagésima edição, foi repaginado e pela primeira vez dispõe de uma categoria que premia a melhor iniciativa, em âmbito nacional, de estímulo a leitura: “Formação de Novos Leitores”. É nela que o projeto da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, “O Prazer da Leitura Mais Perto de Você”, classificou-se entre os dez finalistas e estará concorrendo amanhã (8), na cerimônia de premiação, quando será conhecido o vencedor.
A iniciativa de Apucarana, selecionada no “Jabuti”, foi concebida para que as crianças tenham acesso a materiais de leitura desde quando entram nos CMEIs até o quinto ano. Trata-se das “Bibliotecas Itinerantes”, que suprem a falta de espaço e possibilitam que os pequenos tenham acesso a diferentes gêneros textuais.
Todas as salas de aula têm uma estante de livros constantemente atualizados, que são levados para casa, lidos com os pais e que permitem que os alunos tenham intimidade com a leitura. “E esse prazer de ler que eles guardarão para a vida toda e que farão com que, lá na frente, sejam bem sucedidos em competências muito importantes, essenciais, que requerem a interpretação de textos”, avalia a secretária de Educação, Marli Fernandes.
Para o prefeito Beto Preto, é muito importante Apucarana estar entre os finalistas. “O Jabuti é o Oscar da literatura brasileira. Para nós, isso demonstra o cuidado que temos na formação de nossas crianças, desde o começo. O prazer que elas têm com a leitura explica parte do sucesso do nosso IDEB, que é o mais alto do Paraná”, ressalta.
Fonte:

