Voz Cartonera (Curitiba)

Cidade Nova Informa
By -
0

Editora curitibana cria livros de papelão




O ano é 2003. O local, a Argentina, um pais então devastado econômica e socialmente. Diante do fechamendo de fábricas, colapso dos bancos e a explosão da pobreza, os chamados ‘cartoneros’ (catadores de papelão) se multiplicam pelas ruas. Nos cafés, jovens escritores sonham com uma oportunidade no mercado editorial, cujas portas parecem permantemente fechadas.
Foi nesse cenário de crise em que surgiu o movimento cartonero, no qual jovens escritores compram o material dos catadores para criar seus livros com capas de papelão, barateando o custo da obra e facilitando o acesso à cultura. 

Mais de uma década depois, é o Brasil que está em crise. E em Curitiba, esse mesmo movimento (que já conquistou grande parte da América Latina) começa a ganhar força.
Fundada em agosto do ano passado por Andréa Carneiro Lobo, a Editora Voz Cartonera já lançou quatro livros, o último deles no último domingo, na Feira do Poeta, chamado “Rebeldia sem prosa”.
A obra é de autoria do poetiguar Jefferson Moisés Santos da Silva, mas fruto do trabalho de muito mais gente: pelo menos 12 pessoas participaram da construção do livro, entre elas o designer Marcelo Barbosa (responsável pela diagramação), a ilustradora Joanna Oj (que assim como Marcelo é de Caruaru, em Pernambuco) e outros que ajudaram na montagem dos livros e pintura das capas, feitas em papelão.

“Somos sonhadores. Acreditamos que vamos mudar o mundo pela margem, pelas beiradas. O principal é o movimento, a dinâmica, com todos colaborando com o pouco que sabem fazer”, afirma Andréa, destacando que a ideia é promover a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, baratear o custo de produção de um livro, de forma a tornar a cultura mais acessível ao grande público.
“Não visamos lucro, só queremos divulgar pessoas que tenham algo a dizer”, aponta Andréa, explicando ainda que cada livro que a editora vende serve para custear o próximo a ser lançado. “Somos um movimento independente, para promover os autores”, complementa.


Leia mais em:


Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!