A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias - RNBC surgiu de um processo histórico, social, cultural e político que culminou na organização em rede de bibliotecas comunitárias em várias cidades do país. São espaços de leitura, criados e mantidos por organizações sociais e culturais em comunidades e regiões metropolitanas onde existe grande carência de atuação do Estado na garantia de direitos básicos. As bibliotecas comunitárias integrantes da RNBC passaram a atuar em rede, a partir de 2009, dentro de uma ação de apoio e incentivo à leitura: o Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A.
Com esta atuação coordenada e coletiva, as bibliotecas comunitárias ganharam protagonismo e liderança na construção de polos e redes de leitura locais, incidindo nas políticas públicas da área do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. As experiências de troca e aprendizagem, proporcionadas pelo Programa Prazer em Ler, mostraram a necessidade de dar amplitude nacional ao que já era realidade em diversos locais do país.
A perspectiva da leitura como um direito humano e a importância da biblioteca comunitária como espaço privilegiado de garantia desse direito são a base do trabalho de formação de leitores e de incidência política das redes de bibliotecas comunitárias locais. A RNBC nasce para dar dimensão nacional a esse trabalho, particularmente no momento em que uma política de livro e leitura foi, enfim,aprovada no legislativo federal. Foram 12 anos entre a portaria interministerial de 2006, que instituiu as diretrizes para uma política pública de livro e leitura no país, até a aprovação no Congresso Federal do Projeto de Lei nº 7752/2017 que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita - PNLE, em maio de 2018.
A RNBC conta atualmente com 10 Redes Locais e cerca de 100 Bibliotecas Comunitárias nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com o compromisso de crescer, articulando mais bibliotecas comunitárias que desejem se integrar para fortalecer esse movimento de luta pela garantia do direito à leitura, ao livro, à literatura e à biblioteca.
Confiram o site da RNBC:

