Biblioteca Pública inicia projeto de Oficinas Literárias nas Escolas Municipais.
A Biblioteca Pública Municipal em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, lançou neste mês de junho, o Projeto OFICINA LITERÁRIA.
O projeto Oficina Literária faz parte do PROGRAMA FAZENDA LÊ MAIS do Departamento de Cultura e busca proporcionar o desenvolvimento do potencial criativo, partindo das habilidades que cada criança traz consigo e utilizando a arte literária para auxiliar no processo do crescimento humano. O Projeto também procura formar leitores mais exigentes. Através da análise de obras propostas cria-se canais de percepção a serem explorados, e alia a imaginação aos novos conhecimentos técnicos para que se entre em linha direta com as possibilidades criadoras das crianças.
A Oficina Literária nasceu da necessidade de estimular a criação de novos textos literários/ficcionais, trabalhando para ativar a imaginação e por consequência, abrir caminhos para a criação poética e novos pontos de vista que possibilitem outras concepções a respeito da Literatura.
Maria Góis, coordenadora do Projeto, salienta que, “intuito desse projeto é comprovar que através da leitura é possível desenvolver habilidades para que os alunos se tornem competentes e assíduos leitores, receptores e assim, produtores de textos e ainda com uma maior capacidade de raciocínio”.
“A leitura iniciada na infância, além de aumentar as chances da criança gostar de ler, pode ser o início para um bom aprendizado escolar. Além de propiciar bons momentos e novos conhecimentos às crianças, a leitura permite que elas viajem num mundo de encantamentos, fantasias e cheio de surpresas e alegria.” Destaca o Diretor de Cultura Diego Gouveia.
O projeto está em execução na Escola Municipal Generoso Salustiano Barbosa e na Escola Municipal Santa Maria, beneficiando neste primeiro momento mais de 700 (setecentos) alunos. Para o segundo semestre serão contempladas outras escolas da cidade.
Fonte:

