Viajar é uma excelente oportunidade de entrarmos em contato com culturas e realidades diferentes da nossa. Como leitoras e leitores ativistas, viajantes e pessoas curiosas, temos interesse em conhecer e participar do maior número possível de bibliotecas, espaços culturais e projetos de incentivo à leitura, não é mesmo? Nós temos certeza de que se você gosta de projetos de incentivo à leitura assim como gostamos, está sempre de olhos atentos por aí, para encontrar uma bibliotequinha livre ou uma ação de livros livres disponível.
Todas nós, pessoas que são grandes fãs de livros e que se dedicam à leitura com prazer, gostamos de entrar em contato com realidades culturais diferentes, e conhecer bibliotecas, projetos de incentivo à leitura e iniciativas que refletem nossos sonhos, valores e filosofia de vida. Encontrar e conhecer novas bibliotecas comunitárias e ações de livros livres, é passar por uma maravilhosa sensação de que por perto tem pessoas que gostam de livros e de leitura tanto quanto nós, e que conversas enriquecedoras sobre novos projetos poderão surgir.
Viajar e ter a companhia de uma boa leitura durante o caminho para acompanhar a visão das lindas paisagens é maravilhoso. Quando há um congestionamento e o que resta aos viajantes é esperar até o movimento fluir, é essencial ter a companhia de um livro. Em uma recente viagem para Guaratuba, cidade do litoral do Paraná, encontramos em atividade em sua pequena rodoviária, algumas iniciativas que têm como principal objetivo colocar os livros para circular de maneira livre e sem burocracia nas mãos de viajantes. Mas elas precisam de um empurrãozinho e apoio da comunidade para se estabelecer e ter continuidade.
As cidades litorâneas são perfeitas para começar a desenvolver projetos de incentivo à leitura, já que elas costumam aumentar muito em número de habitantes com a chegada dos visitantes na temporada de verão.
Leia matéria completa em:

