Movimento com a intenção de fazer da poesia, parte da paisagem urbana.
O movimento da Ação poética surgiu nos princípios de 2000, com Alan Pulido, em Monterrey, México. Desde então, foi expandindo-se por várias cidades latino americanas. A ideia é fazer da poesia, parte da paisagem urbana. Nossa motivação, portanto, é interagir com a população, seja representando uma pequena fuga do cotidiano - através de um simples sorriso, ou, até mesmo, despertando um breve momento de reflexão - fazendo com que valores sejam repensados.
Com frases próprias, de poetas já consagrados ou, até mesmo, frases elaboradas junto à comunidade, chegamos aos bairros mais periféricos, valorizando as distintas expressões culturais. Nossas ações, portanto, acabam por fomentar a escrita, a leitura e o interesse pelas artes visuais - sem nenhuma intenção comercial, mas sim, com a motivação de interagir com a população.
Nossa atividade é pintar paredes e muros, sempre de forma legal, cedidos com autorização do proprietário ou instituição responsável. O formato da poesia, por sua vez, tem como critério não se prender a nenhum conteúdo religioso, político/partidário, violento ou discriminativo/preconceituoso. Além disso, nossa arte se manifesta de forma simples e acessível: fundo branco, com letras pretas.
Além do ato de pintura de muros e paredes, é de interesse do grupo organizar, em parceria com escolas e demais instituições, oficinas de poesia e atividades de incentivo à expressão cultural.
O Ação Poética Tríplice Fronteira (AP3F) é composto por colaboradores, moradores da região da tríplice fronteira (Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este) com o objetivo de propor a integração através da poesia, pintando em português, espanhol e guarani.
Seja bem-vindo ao AP3F e, juntos, vamos espalhar poesia pela cidade!
Página da AP3F:

